Busca

Categorias

Curiosidades 31 de Março de 2022

Hashi: Muito Mais Que Dois Pauzinhos

Para apreciar este artigo sugerimos degustar nosso Salmão Lovers enquanto lê.

Se você é apaixonado por comida japonesa certamente já se perguntou “como comer com hashi?”. Essa é uma dúvida comum, mas não se preocupe! Vamos te guiar em uma jornada pela história, importância e, é claro, uso deste famoso acessório da culinária japonesa.

 

A Origem do Hashi

Tudo começou entre os anos de 1766 e 1122 a.C., na China. Os kuai-tzu, como eram conhecidos os hashis, substituíram o uso das mãos durante as refeições. Posteriormente, foram levados para o Japão onde, no início, eram utilizados para oferecer alimentos aos deuses. O costume de usar os famosos pauzinhos se difundiu por este país e depois por todo o globo, já que a comida japonesa é mundialmente apreciada.

Poucas pessoas sabem, mas o filósofo Confúcio era vegetariano e instruía que não se usassem facas durante as refeições, por isso os hashis não cortam os alimentos. A comida japonesa é preparada para que as porções sejam pequenas e adequadas a este utensílio. Segundo a economista e especialista em cultura japonesa, Lumi Toyada, o uso dos hashis também se deve ao isolamento geográfico nipônico. Os talheres só foram levados para este país no mundo moderno.

O uso dos hashis tem também grande importância religiosa e simbólica para os japoneses. Um ditado japonês diz: “A vida começa no hashi, e termina no hashi”, isso porque 100 dias após o nascimento de uma criança realiza-se um ritual com o uso de hashis para atrair prosperidade, chamado Kuizome. Os hashis também são colocados junto às refeições oferecidas em homenagem aos falecidos, o que representa respeito e gratidão aos antepassados. Este acessório culinário é tão importante que possui até data especial: em 4 de agosto celebra-se o Dia do Hashi.

 

Mas afinal, como comer com hashi?

Para nós ocidentais utilizar este talher japonês pode ser um desafio, já que diferente de garfos, facas e colheres seu uso exige certa habilidade. O Mori Ohta te apresenta agora algumas dicas para você nunca mais precisar pedir elásticos no momento de saborear seu japa! 

É importante que o pauzinho debaixo passe entre o polegar e o indicador;

Apoie este pauzinho no dedo anelar, o quarto dedo da mão a partir do polegar;

Segure o pauzinho de cima com o indicador, dedo médio e polegar;

Movimente os hashis entre os dedos para abrir e fechar;

Tenha paciência e não desista. Você pode treinar em seu tempo livre.

Uma dica valiosa é nunca espetar a comida com o hashi.

Praticar é a melhor forma de aprender, e deliciosa também! No Mori Ohta você encontra pratos muito saborosos que vão tornar seu aprendizado com hashi delicioso. E tem mais! Em nosso Festival Premium você recebe hashis personalizados que tornam a experiência ainda mais imersiva. Estamos te esperando em uma de nossas unidades ou pelo delivery. Peça pelo iFood, WhatsApp ou nosso App.