Quais são os benefícios do peixe cru?

Busca

Categorias

Curiosidades 29 de Julho de 2022

Quais são os benefícios do peixe cru?

Especialistas em nutrição recomendam o consumo de peixe e frutos do mar regularmente, já que é cientificamente comprovado que há a presença de proteínas, minerais e vitaminas nesses alimentos, além de eles terem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 12 kg de peixe por pessoa a cada ano.

Sendo assim, o consumo de peixe não é apenas uma experiência única ao paladar, como também é essencial para termos uma alimentação balanceada.

O consumo do peixe cru pode ser ainda mais saudável, já que as propriedades do animal marinho são realçadas, uma vez que a carne não é exposta ao calor e preparações muito invasivas.

Quando o peixe é exposto à temperaturas elevadas, o alimento perde os nutrientes, como o ômega 3, as vitaminas D e B12, o cálcio e o ferro.

Desse modo, preparamos esse artigo para revelar quais são os maiores benefícios do peixe cru e explicar as razões pelas quais esse alimento deveria fazer parte da sua dieta com frequência.

Vamos lá!

 

  • As particularidades de algumas espécies de peixe
  • Os impactos positivos do consumo de peixe cru na saúde
  • As particularidades de algumas espécies de peixe

 

Quando o assunto é peixe cru, há uma variedade de opções disponíveis. Todas as espécies de peixes tem características diferentes e atuam em sistemas diferentes em nosso organismo.

 

Vamos conhecer algumas espécies de peixes e suas propriedades? Confira a lista:

Salmão: uma verdadeira fonte de ácidos graxos e ômega 3, sendo uma ótima opção para fortalecer o sistema cardiovascular. Cru, o salmão é delicioso e é a principal matéria-prima do Sushi!

Atum: poucas pessoas sabem que é possível comer o atum cru. Esse peixe é excelente para o cérebro, pois reduz os riscos de Alzheimer e demência.

Linguado: esse peixe é muito usado em preparações mais leves e sofisticadas, como o Sashimi. Para o organismo, esse peixe tem propriedades antioxidantes.

Tilápia: esse peixe é uma fonte de vitaminas do complexo B, fósforo e potássio, o que o torna ideal para fortalecer ossos e dentes, prevenindo cáries e osteoporose. A espécie é muito usada em ceviches e Sashimis.

Camarão, lula, ostras, siris, lagostas e polvo: esses frutos do mar também podem ser consumidos crus, em Sushis e Sashimis, por exemplo. Esses alimentos são ricos em ferro, zinco, potássio, magnésio e ácidos graxos. Sendo assim, ajudam no controle do colesterol e reduzem a probabilidade de risco em contrair doenças cardiovasculares.

 

Na cultura japonesa, os pratos com peixe cru geralmente são preparados com gengibre, gergelim, cogumelos, wasabi e algas, alimentos que também são excelentes fontes de nutrientes:

  • O gergelim é rico em fibras e é excelente para o intestino e no controle do colesterol.
  • O wasabi ajuda na digestão, assim como o gengibre.
  • As algas aceleram o metabolismo e são fontes de vitaminas e minerais.
  • Os cogumelos Shitake e Shimeji são fontes de proteínas.

Esses fatores tornam os pratos com peixe cru ainda mais saudáveis!

 

Os impactos positivos do consumo de peixe cru na saúde

Agora que conhecemos as propriedades do peixe cru e algumas particularidades das espécies mais consumidas, precisamos saber quais são os impactos positivos do consumo desse alimento em nossa saúde:

 

O consumo de peixe preparado no calor ou cru: 

  • Melhora a memória.
  • Previne doenças cardiovasculares.
  • Fortalece os ossos e os dentes, além de prevenir o aparecimento de osteoporose.
  • Reduz o risco de doenças cardíacas, como o infarto.
  • Fortalece o sistema autoimune, protegendo o organismo contra inflamações.
  • Previne o envelhecimento precoce da pele.
  • Alivia sintomas de artrite.

 

Agora, há algumas especificidades benéficas que são presentes apenas no consumo do peixe cru:

  • O aprimoramento do desenvolvimento cerebral.
  • O combate à anemia.
  • A diminuição do colesterol ruim e o aumento do colesterol bom.
  • O controle da pressão arterial.

 

O único cuidado necessário no consumo de peixe cru é a higienização e manipulação do alimento. Para ser consumido cru, o peixe precisa ser fresco e estar em excelente estado de conservação.

Certamente, você já deve ter ouvido falar que as grávidas devem evitar o consumo de peixe cru.

Essa recomendação é válida, devido ao alto teor de mercúrio em frutos do mar, já que essa substância interfere negativamente no desenvolvimento do bebê. Essa é a única ressalva.

 

Aqui no Mori Ohta, os peixes são de excelente qualidade e manipulados apenas pelos nossos competentes chefs.

Já conhecia os benefícios do consumo do peixe cru? Venha saborear deliciosos pratos com peixe cru em uma de nossas casas. Ou podemos levar nossos pratos com peixe cru até você! Peça pelo iFood, WhatsApp ou aplicativo do Mori Ohta.

Peixe cru, é inesquecível para o paladar e saudável para o seu organismo!